Monica  Musonda

Monica Musonda

Presidente Executiva, Java Foods

Featured on:

Advogada corporativa que passou a empresária, Monica Musonda é a Presidente Executiva de Java Foods, uma empresa AGC/de processamento de alimentos com base na Zâmbia, fundada por ela em 2012. Dedicou-se a tirar partido dos altos rendimentos do trigo na Zâmbia, da procura de alimentos já cozinhados, e dos padrões de consumo em mutação para fazer produtos para uma população urbana jovem. Com a sua liderança e visão, a Java Foods passou a ser um fabricante líder independente de macarrão instantâneo na região da África Austral, tendo-se os eeZee Noodles rapidamente tornado uma marca líder na Zâmbia, Zimbabué e Maláui. A sua visão é transformar a empresa num dos fabricantes de topo de comida embalada na região até 2025. Actualmente gere uma equipa de 82 pessoas (das quais, 40% são mulheres) e angariou mais de USD 6 milhões de fundos de impacto e de bancos nos últimos quatro anos para financiar a expansão da Java. 

Monica está duplamente habilitada como advogada no Reino Unido e na Zâmbia com mais de 16 anos de experiência após obtenção do seu diploma. Começou a sua carreira jurídica no Gabinete do Procurador da República da Zâmbia, transitou para a prática privada na Clifford Chance (Londres) e Edward Nathan (Joanesburgo, onde passou a sócia). Também trabalhou como Jurista na Corporação Financeira Internacional (IFC) em Washington, DC e para o Dangote Group como Directora, Assuntos Jurídicos e Empresariais. Esteve directamente envolvida na entrada da Dangote Cement, com um valor de USD 13 000 milhões, na Bolsa de Valores da Nigéria e assistiu o Grupo a angariar vários instrumentos de dívida no mercado internacional (mais de USD 3 000 milhões). Monica foi a responsável chefe pelo projecto de investimento de USD 400 milhões do Grupo na Zâmbia, com vista a criar a maior fábrica integrada de cimento do país.   

Monica tem actualmente funções de directora não executiva em vários conselhos incluindo Airtel Networks Zambia Plc e Zambia Breweries (onde é presidente). Recebeu o Prémio de 2017 de African Agribusiness Entrepreneur of the Year, que é uma distinção concedida anualmente a empresários que demonstraram realizações excepcionais no domínio dos factores de produção e valor acrescentado agrícolas em África. É uma Jovem Líder Mundial (Young Global Leader - World Economic Forum) e Bolseira de Archbishop Desmond Tutu Leadership. Forbes Magazine e Africa Investor nomearam-na uma das mais importantes Jovens Mulheres com Poder na Actividade Económica em África (Young Power Women in Business). É uma das poucas mulheres zambianas que participam no agro-processamento em grande escala. Possui um bacharelato em Direito (LL.B) da Universidade da Zâmbia e um Mestrado (LL.M) da Universidade de Londres.

Read more

Stay connected